16.8.06

Portugal Artístico

Na procura de novos artigos para este espaço, rebusquei nos velhos alfarrábios que possuo e encontrei esta preciosidade. “Portugal Artístico”, obra essa que tinha adquirido há já um bom par de anos no meu alfarrabista habitual, na cidade do Porto.
É uma completíssima Publicação Ilustrada da Livraria Magalhães e Moniz, da Rua dos Loyos, no Porto e foi publicada em 1905.

Porque se tornaria fastidioso transcrever todo o texto ali publicado nas páginas 161, 162,163,164,165,166 e 167, permito-me, para além das belas imagens que transporto para aqui, transcrever o seguinte: Da Fonte dos Abraços à Ilha dos Amores, desde a Ponte Velha toda vestida de musgo e hera, até ao Chalet Wilby, deliciosa casinha perdida na espessura d’uma collina toda viridente, da Lameira ao Monte de S. bento, das margens salutares, frescas e amenas do pitoresco rio Vizella, até aos rústicos montes que dominam esta aprazível povoação, em toda a parte e sempre, o olhar curioso descansa em frescas paisagens e deleitosos lugares, cheios de poesia e encanto. Pelo rio acima e na extensão de dois kilómetros, navegam lindos bateis, por entre margens tão belas como as mais celebradas da Suissa.”

Resta-me dizer que todo o artigo publicado é da autoria de Alberto Velozo D’Araujo e foi escrito em Lisboa em Abril de 1904, com fotos da autoria do Sr. Carlos Brandão

1 comentário:

Anónimo disse...

A rua antiga de Vizela será a R. Latino Coelho?