8.8.06




S. Bento das Peras

A Capelinha Velha, como todos os habitantes deste imenso vale, gostam de chamar, foi construída num dos pontos mais altos do monte e é meeira das freguesias de S. Miguel das Caldas e Divino Salvador de Tagilde.

Pese embora o facto de se desconhecer a data da sua fundação, é um dado adquirido que foi edificada muito antes do século XVI.
Ameaçando ruína, foi ordenado que nela se fizessem algumas reparações, após o que, em 1834, foi devolvida ao culto.

Mais tarde, já nos anos sessenta, por iniciativa dos párocos de Tagilde e S. Miguel, iniciou-se a construção da Capela Nova, demorando cerca de cinco anos a sua construção, tendo sido inaugurada e benzida no dia 10 de Julho de 1971.

Mais recentemente, em Junho de 1999, D. Eurico Dias Nogueira, Arcebispo de Braga, por decreto próprio, elevou as duas Capelas a Santuário de S. Bento.

S. Bento

Nasceu na cidade de Núrsia, Itália, em 480. Era filho de uma família abastada e foi para Roma para ali completar os seus estudos.

Era uma época de decadência e a invasão dos povos bárbaros enfraquecia toda a Europa e também a Itália
Humilde por natureza, abandona os estudos para se dedicar só a Deus, tendo vivido como um anacoreta numa gruta a alguns quilómetros de Roma.

Cansado de algumas más experiências de vida, foi para Monte Cassino e ai fundou o celebre Mosteiro e escreveu a Regra Beneditina que, passados todos estes anos ainda se mantêm firme.

Morreu em 547, no Mosteiro que fundou e onde repousam os seus restos mortais.

É o Padroeiro da Europa desde 1964, constituído por Ordem Papal, pelo Papa Paulo VI

Sem comentários: