25.9.06

"Tesouros de Vizela"
Bairro Mourisco - 1905

Bairro Mourisco - 2004

Actual Rua Dr. Armindo Freitas Ribeiro de Faria; esta rua caracteriza-se por possuir alguns dos mais belos palacetes de Vizela, quer de um, quer de outro lado da rua, construídos quase todos nos finais do Século XIX, logo após o nascimento da Vizela moderna. Nobres famílias, aproveitando os benefícios que as águas termais prodigalizavam, iam-se instalando e construindo em Vizela.
São desta época, algumas das mais belas casas que aqui se construíram e a permanência desta gente nobre deu a Vizela um estatuto que muita inveja provocou um pouco por toda a parte, a ponto de haver uma quase perseguição a tudo quanto fosse daqui oriundo.
Perseguição essa que durou até quase a dobragem do milénio…

Estação da CP 1906

Estação da CP - 2004

Esta Estação da CP, foi inaugurada em 31 de Dezembro de 1883, aquando da abertura da “secção da linha – férrea de Guimarães, da Trofa a Vizella”, conforme nos dá conta Pinho Leal, no seu Portugal Antigo e Moderno, publicado em 1890.
Como curiosidade recordemos que Vizela foi terminal de linha durante 114 dias, uma vez que o Caminho-de-ferro só chegou a Guimarães em Abril de 1884.
Reformada em 1932, esta estação foi premiada inúmeras vezes pelo desvelo e carinho com que os seus jardins eram tratados, em flagrante contraste com os tempos de agora, em que o desleixo e o abandono parecem ser imagem da marca da CP (ou REFER), um pouco por toda a rede ferroviária.

Sem comentários: