27.9.06

"Tesouros de Vizela"

Igreja de S. Miguel - 1908


Igreja de S. Miguel - 2004

Igreja Matriz de uma das mais antigas paróquias do Arcebispado de Braga, pois no Concílio de Lugo, no ano de 569, no tempo dos Suevos, reinado do Rei Teodomiro, é uma das freguesias que se menciona como sendo da jurisdição de Braga.

É justamente considerada Imóvel de Interesse Concelhio (IIC), o que obriga à sua protecção por parte dos poderes autárquicos.

O seu interior é composto por vários altares em talha barroca, sendo um deles dedicados à Nossa Senhora das Candeias e um outro a Santa Teresa.
Por se achar pequena, foi reformada em 1727 e, mais tarde, em 1765, pela mesma razão, foi o seu corpo principal aumentado e transformado.



Praça do Mercado - 1909


Praça da República - 2004

No centro da cidade, teve ao longo da sua história os mais diversos nomes, Praça do Mercado, Largo Franco Castelo Branco ou somente João Franco, Largo da Lameira, Largo da Alameda e o actual Praça da Republica. Ali apareceram os primeiros banhos termais e no subsolo parte um túnel, que conduz as águas termais até à Companhia de Banhos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Já tinha visto algumas destas fotografias.
Não há dúvida que este senhor é das poucas pessoas que se interessa por mostrar e divulgar Vizela. Ainda bem que há pessoas assim na minha terra

Anónimo disse...

Vizela é linda.

VizelaFan disse...

Bravo

Anónimo disse...

Subscrevo os comentários dos 3 meus colegas de blog.

Anónimo disse...

Muitos parabéns julio césar. Simplesmente fantástico.