30.9.06

"Tesouros de Vizela"










Ponte Nova ou Ponte D. Luís I - 1911

Conhecida como ponte Nova, por contraponto com a Ponte Romana, conhecida desde tempos ancestrais como Ponte Velha, esta Ponte sobre o Rio Vizela, a escassos metros do Parque das Termas e fazendo frente com este, chama-se na realidade Ponte D. Luís.

Toda em granito, esta ponte foi reformulada nos anos 40, depois do grande ciclone que destruiu parte do Parque das Termas.

Ponte Nova ou Ponte D. Luís I - 2004

Igreja de S. João das Caldas - 1912

Igreja de S. João das Caldas - 2004

Porque a anterior Igreja - que se encontrava neste mesmo local e que tinha sido trasladada em 1725, do Lugar do Paço - se achava pequena, principalmente na época balnear, foi decidido construir a actual, construção essa que teve início por volta de 1902, estando totalmente concluída, nos finais de 1908.
Da primitiva Igreja chegam-nos ecos de escritos antigos referindo que possuis 4 altares: Altar-Mor e mais três dedicados à Senhora do Rosário, Senhora das Dores e Senhora do Carmo.
Na actual e após as obras de restauro, beneficiação e ampliação (o que veio dar muito mais conforto aos fieis que todos os Domingos enchem este templo) nunca é demais referir o seu riquíssimo Altar-mor, com retábulo em talha dourada, com anjos ladeando o trono central.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tanta gente na camara a trabalhar, cheios de pelouros e sem trabalho (porque o não sabem fazer) e um homem destes, com um notório trabalho (que de resto aqui se vê), não está lá porquê?

Anónimo disse...

Por ser competente.