29.9.06

"Tesouros de Vizela"Edifício Torres Soares - 1910
Edifício Torres Soares - 2004

É um dos mais belos edifícios de Vizela. Foi moradia e consultório médico do Dr. Abílio Torres, figura ilustre e marcante da vida de Vizela. A ele se devem as maiores iniciativas a nível cultural e de engrandecimento de Vizela. Com efeito, o seu nome está ligado a inúmeros eventos e realizações de Vizela, como os Bombeiros Voluntários, Filarmónica, Termas, escolas e muitas outras obras de muito interesse para a rica história de Vizela. Os nossos pais não o esqueceram e, muito justamente, deram o seu nome a uma das mais importantes ruas de Vizela.
Que o seu nome perdure na história da nossa terra…
Hotel Sul - Americano - 1910
Hotel Sul - Americano - 2004

Foi mandado construir por José Pinto de Sousa e Castro, (filho de Joaquim Pinto de Sousa e Castro, grande benemérito vizelense, que empresta o seu nome a uma das ruas de Vizela, a Rua Joaquim Pinto), tendo sido inaugurado em 1903. Era um dos mais majestosos hotéis da altura e o único, dos muitos que Vizela tinha, que possuía luz eléctrica.
Esteve na posse da família Sousa e Castro até meados de 1949, passando então para a administração da Companhia de Banhos, ficando a família Sousa e Castro como accionista da Empresa Termal de Vizela.
É no momento considerado Hotel de três estrelas, o que lhe transmite um estatuto de invejável valor, sendo muito apreciado o facto (durante o Euro 2004 foi muito comentado por vários jornalistas e adeptos estrangeiros…) de as suas casas de banho estarem equipadas com água termal. No momento funciona ali um moderno e apresentável restaurante, que está aberto a toda a comunidade.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sendo que o Noticias de Vizela advoga que a ponte de Tagilde não é Romana, enquanto a Rádio Vizela, juntamente com o RVJornal dizem ser.

Onde ficamos? é ou não de origem Romana a ponte de Tagilde?

Só o Sr. para me dar uma resposta acertada. Embora eu tenha a minha opinião de que não o é.

Anónimo disse...

SR. JULIO CESAR, CADA VEZ GOSTO MAIS DO SEU BLOG. TRABALHO QUE ILUSTRA O GRANDE ARTÍSTA QUE É. CONTINUE

Anónimo disse...

Para Maria Micas:
Embora não sendo um especialista nesta matéria, tenho para mim que esta ponte, Ponte de Tagilde, não é seguramente romana. Como sabemos a arte românica desenvolveu-se em Portugal e na Europa, entre os séculos XI e XIII e assim, se considerarmos como certa a data que se aponta para a sua construção ( finais do seculo XVIII inícios di seculo XIX)nem tão pouco românica será. mas não nos admiremos que os jornais não saibam... estas coisas confundem qualquer pessoa menos informada. Pena é que outras pessoas, com muitas mais resposabilidades, continuem a insistir no erro...

Anónimo disse...

Junte aos tesouros de Vizela este blogue pois ele é simplesmente único e valioso.