18.9.06

S. João das Caldas

É, como já se disse, uma freguesia cuja fundação se
perde na bruma dos tempos, confirmam-no vários estudiosos que nos garantem que o seu nome deriva do germânico “Gomila”, senda muito provavelmente a partir do século V a “ Villa de Gumilanis”.
Contudo, numa fase posterior, surge já identificada como S. João Baptista das Caldas de Vizela. Em 1188, segundo o Livro de Doações, D. Sancho doou a um nobre chamado «vobis Johannis de Caldes» “um reguengo que a coroa tinha abaixo de S. Miguel das Caldas”.
Nas Inquirições de 1220, a freguesia era referida como “ Parochia de Sanctis Johannis de Caldes.

Até 1553 foi abadia de apresentação do D. Prior da Colegiada de Guimarães, tendo passado para a coroa por doação que o Prior D. Gomes Afonso fez à Infanta D. Isabel, em reconhecimento dos bons serviços que esta lhe havia prestado, especia
lmente a sua nomeação.

É limitada a norte pela freguesia de S. Miguel das Caldas; a sul por Santa Eulália de Vizela, a nascente por Santo Adrião de Vizela, e a poente pelas freguesias de Vilarinho e Moreira de Cónegos.

A Igreja Paroquial, que tem como Orago S. João Baptista, foi construída entre 1904 e 1096, em substituição, no mesmo local, da anterior que se achava pequena, principalmente na época balnear.

Esta pequenina igreja tinha 4 altares: Altar – Mor e mais três dedicados à Senhora do Rosário, Senhora das Dores e Coração de Maria.
Tal como a antiga Igreja de S. Miguel, a Igreja de S. João da época Joanina , D. João V, era uma igreja muito muito pequena e tinha sustituido uma outra que ficaria na margem Sul do rio Vizela.
A Igreja era recuada em relação à actual e à frente ficava o cemitério. Na altura da sua construção não existia ainda a Estrada Real, actual Rua Dr. Abílio Torres, inaugurada em 1872.


São desta pequenina igreja as fotos que aqui publico, cedidas gentilmente pelo Sr. Engenheiro Adelino Campante, meu particular e querido amigo, fotos essas que lhes foram legadas pelas seus antepassados.

Sem comentários: