5.8.06


IGREJA DE SANTO ADRIÃO


Não ficaria muito bem falarmos de Vizela e esquecer as freguesias que compõem o seu Concelho.
Assim de uma forma sucinta, suave e simples, iremos ao longo dos próximos dias, abordar alguns aspectos de cada uma das freguesias do Concelho de Vizela, ressalvando o facto de reconhecermos a nossa insipiência em alguns desses assuntos. Por julgar ser do interesse para muita gente, permito-me transcrever do Portugal Antigo e Moderno, (1873) de Pinho Leal, o seguinte: “ A igreja matriz é um templo antiquíssimo e sagrada, talvez anterior ao século XI e, apesar de algumas reconstruções, ainda claramente demonstra a sua muita antiguidade. A Corografia (do grego chorographia =
descrição de uma região, de um país ou de um território - tradução minha) de Carvalho diz que, por uns algarismos que estão numa pedra nas costas da Igreja, esta seria sagrada em 1202. Não encontramos tal data, mas na pia baptismal, vê-se a seguinte: f. 1110 a. Sendo exacta esta era, que suponho ser de César, a pia acusa o ano de 1072. Na parte externa da pia, inferiormente e como segurando-a, encontram-se umas figuras em alto relevo, de anjos ou que quer que seja, uma das quais é singular pela sua posição pouco decente. Não se podem examinar todas as figuras, porque parte da pia está metida na parede. Tem a igreja quatro altares: Mor, Nossa Senhora do Rosário, Trindade e Almas. Neste último vê-se um retábulo, cuja pintura me parece de algum merecimento e como tal tem sido apreciada pelos turistas que na época balnear visitam esta igreja(…)”

PS. Fiz uma transcrição suave deste texto de Pinho Leal, por me parecer mais fácil a sua leitura…

4 comentários:

Anónimo disse...

Um ponto turístico para as visitas guiadas que a Câmara está a organizar. Gostaria de saber se o(a) Guia turístico tem habilitação e qualificação para desempenhar essa função, sem defraudar a história de Vizela.

JM disse...

Se o guia tem conhecimentos ou não, não lhe sei dizer, mas bastaria o amigo ter feito a visita guiada para o ficar a saber, além de que felizmente começa a haver informação disponível que nos permite recosntruir o passado do Vale do Vizela, basta saber procurar e para isso muito tem válido o trabalho da Casa de Sarmento (Guimarães), da vizelense Dra. Maria José Pacheco, do trabalho do nosso amigo Júlio César, também de Pedro Marques e de uma ou outra publicação que nos últimos anos tem surgido.
Estou por isso convencido de que a Câmara tem profissionais capazes de assumirem esta tarefa, pena é que as referidas visitas guiadas seja uma raridade na política turística do Concelho de Vizela. Mas nesta matéria a responsabilidade vai muito para além da câmara e também recai sobre os operadores turísticos de Vizela.

Anónimo disse...

Turismo em Vizela? Vizela, Portugal? Como? as operadoras turísticas têm conhecimento disso?
Onde está a oferta de hotelaria (salvo a Pensão Termas que fez uma remodelação de se lhe tirar o chapéu)? hotel Sul-Americano é uma anedota, restaurantes fechados em Agosto, etc,etc.,só para rir.

JM disse...

Concordo com a opinião do Olho Vivo, porque, quando me referia a operadores turísticos, referia-me ao Hotel Sul-Americano, ou mais amplamente à Companhia de Banhos. De facto, o Hotel Sul-Americano, retirando o restaurante, o qual gosto e frequento com com alguma regularidade, tudo o resto é defraudante e já lá tive algumas pessoas hospedadas... Mas era aí mesmo que eu queria chegar para dizer que a responsabilidade da fraca qualidade da oferta em Vizela ultrapassa a responsabilidade da Câmara, embora esta tem a missão de ser o motor do processo de mudança.