4.8.06

O Caminho-de-ferro

Vimos já em postagens anteriores que as Águas Termais (assunto a que voltaremos em próximo convívio) contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento de Vizela, sendo até o seu principal baluarte, principalmente, a partir de 1725 e até meados do séc. XX.

Contudo e ainda por causa das Termas, o Caminho-de-ferro, também contribui de forma decisiva para que de uma maneira continuada, chegassem até a esta risonha terra, muitos das personagens ilustres daquele tempo, que aqui deixaram inúmeros testemunhos e até raízes que ainda se mantêm.

O Caminho-de-ferro chegou a Vizela em 31 de Dezembro de 1883, inaugurou-se "a secção da linha férrea de Guimarães, da Trofa a Vizella, dando entrada na estação deste nome, às 10 e 14 minutos da manhã o comboio galhardamente enfeitado e conduzindo os representantes da companhia, membros da imprensa e diferentes convidados, subindo ao nessa ocasião inúmeros foguetes, tocando ao mesmo tempo uma banda de musica e solando calorosos vivas a grande multidão de povo que atulhava a estação e suas dependências”
Às 11 e 30 serviu-se um abundante lanche no Hotel Vizellense a 42 convidados reinando sempre a maior satisfação e trocando-se eloquentes brindes.
É uma data memorável nos anaes da gentil Vizella
(Pinho Leal - Portugal Antigo e Moderno-1890)

É uma descrição fabulosa, esta que Pinho Leal nos legou e que nos transporta para épocas em a elegância de costumes e o respeito pelas coisas e pelas pessoas estavam bem vincadas e eram ponto de honra entre gentes de todos estratos sociais, o que deveria servir de exemplo nos tempos de hoje.

Presentemente, Vizela possui uma estação a todos títulos moderna e arrojada, com horários que satisfazem a grande maioria dos seus utentes, nas várias deslocações para diversos pontos do País, uma obra de concepção recente levada a cabo pela Refer, que alterou por completo o aspecto da nossa cidade.

Sem comentários: