10.9.06

Bombeiros de Vizela

Durante estes quase 130 anos de existência, muitas foram as horas de alerta, sacrifícios (e até morte), horas de abnegação, de coragem, de determinação e de um grande amor ao próximo, mas também muitas horas de alegria e merecido jubilo.

As comemorações do centenário, a recordação de grandes homens, como José Luís de Almeida, Amaro de Sousa ou António Mendonça Pinto, (aqueles de quem estive mais próximo e que já nos abandonaram, a quem neste momento de recordação, respeitosamente, curvo a minha cabeça num minuto de sincero recolhimento) e
de muitos outros directores e ex. directores, bombeiros e beneméritos (alguns felizmente ainda vivos), que passaram por aquele benemérita associação.

Foram sem dúvida grandes momentos na vida dos Bombeiros de Vizela, mas penso que um dos maiores momentos de toda a sua existência foi a inauguração do novo quartel. Pelo acalentar de um sonho, pela luta que envolveu, pelo carinho posto na sua concepção, por tudo quanto se girou à sua volta, pelos amigos que granjeou e até pelo desenvolvimento que se criou no local de construção.

Sonho? Desde quando? Só Deus o sabe. Até um dia. Até ao dia 28 de Abril de 1972. Quando a direcção de então entendeu que era hora de passar do sonho à realidade.
Ainda passariam contudo mais de 13 anos, até que finalmente, foi a gigantesca obra adjudicada a firma José Oliveira (Gastão) de Braga, depois da Direcção-Geral do Equipamento Regional e Urbano, dar o seu acordo, no dia 2 de Maio de 1985.

Mas passariam ainda mais 3 anos, tantos quantos demorou a sua construção e nesses 3 anos, quantas canseiras, quantas noites sem dormir. Felizmente nunca faltou o apoio do povo de Vizela, e não só com o seu encorajamento.

E a festa foi bonita… 111 anos depois da sua criação, no dia 8 de Maio de 1988, era inaugurado com todas as pompas o novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Vizela, na presença de todo o povo de Vizela, de muitos amigos e convidados.
Para que não sejam esquecidos, permito-me colocar aqui os nomes dos directores da altura:

Assembleia-Geral


Presidente – Dinis Eduardo Lemos Victória Corais
Vice-Presidente – Dr. Ramiro João Rocha de Freitas Machado
1º Secretário – Salvador Caeiro Brás
2º Secretário – Eduardo Armindo Leite Faria

Direcção

Presidente – Amaro Pereira de Sousa
Vice-Presidente – António de Sousa Oliveira
1º Secretário – António João Ferreira da Costa Dias
2º Secretário – Júlio César da Cunha Ferreira
Tesoureiro – Luís Fernandes de Oliveira
Vogal – Ernesto Gomes da Costa
“ - Carlos Luís Rosas de Carvalho
“ - Manuel Rogério Pinto Caldas
“ - António Domingos Carreira Lopes Guimarães
“ - Domingos Vaz Pinheiro

Conselho Fiscal

Presidente – José Ribeiro ferreira
Vice-Presidente – José Fernando da Costa Vieira
Secretário-Relator – Crau Eleutério de Almeida Vasconcelos
1º Suplente – João Joaquim Dias Portas
2º Suplente – António Dias


1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Júlio César, curvo a minha cabeça em homenagem à sua pessoa, pois defender a terra é exactamente o que está a fazer.
A digníssima Dra. Mª José Pacheco e Sr. Júlio Cèsar são realmente os defensores de Vizela nas suas 3 vertentes - passado, presente e futuro.
Continue o seu precioso trabalho.