9.10.06

Partilhando - Hospital de Vizela (I)

Mergulhar nas cinzas do passado, é trazer para o presente e legar para o futuro, as páginas mais importantes e significativas da história, seja da nossa família ou da nossa terra, para que a possamos melhor compreender, satisfazendo e ampliando, o nosso orgulho de filhos, naturais da terra que nos viu nascer ou nos nossos progenitores.
Tenho procurado trazer, ao longo das últimas postagens, alguns apontamentos da história de Vizela na convicção de contribuir para o enriquecimento cultural da nossa terra, convicto ainda que muito mais poderia ser feito se, quem de direito, desse alguns passos nesse sentido.
Para isso socorro-me de alguns legados que possuo e outros que vou adquirindo e muitos outros que me dado consultar aqui e ali, quer em bibliotecas e museus, quer em casas de particulares e amigos, além daquilo que vou aprendendo, no dia a dia, em conversas profícuas com anciãos, autenticas bibliotecas vivas, que dá prazer ouvir e registar. Mas, mesmo assim, recrimino-me e lamento-me por serem tão escassos e, por possuir tão pouco engenho e arte, para poder transmitir de uma forma mais clara, compreensível e precisa, algumas das mais belas páginas em que a nossa história é fértil.,
Tenho porém a esperança que, o muito pouco que me é permitido dizer, venha a ser útil e proveitoso para interessados, como eu, em conhecer os feitos dos nossos antepassados.É um tema, tão interessante, quanto inesgotável, pena é que, muita gente, com o mesmo engenho e arte, queira reservar, só para si, guardadas em baús empoeirados, muitas das páginas gloriosas da nossa história, relíquias que são, verdadeiros alicerces do nosso futuro. O saber, o conhecimento só é útil e proveitoso, quando partilhado e, tal como a natureza que nos rodeia, torna-se mais belo quando utilizado por todos, enriquecendo o dia a dia de cada um

Sem comentários: