10.8.06

Casa de Sá
Santa Eulália de Vizela

A cerca de 1 quilómetro do centro da cidade de Vizela, fazendo limite com S. João das Caldas, fica a Casa de Sá.

Perde-se na bruma dos tempos a origem desta nobre casa, mas sabemos que, nas Inquirições de D. Dinis, era já referida como a casa mais nobre de Riba Vizela.

O Brasão de Armas, bem visível na frontaria da casa, está para Sá, Gonçalves, Borges e Castros.

Ligada de forma marcante na história de Portugal, aqui nasceu a 1ª Fábrica de Papel Vegetal da Europa que, como vimos já, em anteriores escritos, floresceu na margem esquerda do Rio Vizela, junto à Cascalheira, a poucos metros da Ponte de Ferro e que foi destruída pelos invasores franceses, que assim quiseram vingar os desaires, que os vizelenses lhes vinham infligindo em várias escaramuças, um pouco por todo o vale do Vizela.

Aqui nasceram figuras gratas da história, como a Poetisa Ana de Sá ou Moreira de Sá, que foi fundador do Conservatório de Musica e do Orfeão Portuense.
Altos dignitários da Igreja, como D. António Ferreira Gomes, na política, na medicina e até na pintura, deu esta casa nomes ilustre.

Por aqui passaram figuras das artes e das letras como Camilo Castelo Branco, José Régio e muitos outros.
Tem esta nobre casa uma Capela, dedicada à Senhora das Dores e a imagem da senhora de Fátima que ali se encontra foi a que serviu de exemplo ou molde, para a que está no Santuário de Fátima.
Por curiosidade assinale-se que esta imagem esteve já no Vaticano.
No chão desta capela, sob o lagedo frio, estão sepultados muitos dos seus ascendentes.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não sendo uma vizelense de "gema" e portanto pouco conhecedora da sua história, manifesto o meu agrado pela existência deste blog,pois tenho aprendido muito com os posts do Júlio.

Anónimo disse...

Preciso curvar-me a este blog, é simplesmente fantástico! Parabéns Julio, pelo seu interesse e manifesto saber.
Olho o seu blog e sinto-me fútil, pelo meu.

Anónimo disse...

Na vida temos espaço para tudo: para a cultura, a história, o lazer, as "brincadeiras", a política, o desporto, noticias da actualidade e todos os blogs têm uma missão a cumprir. Podemos ter preferências mas nenhum é melhor que outro. Como os meus amigos são diferentes, mas gosto de todos.

Júlio César Ferreira disse...

Como diz a minha querida amiga Mª do Resgate, na vida temos espaço para tudo e todos nós somos importantes na "feitura" da vida.
Não podemos ser todos iguais (seria uma pasmaceira, a vida...) e tenho a certeza que o meu amigo "ovizelense" também terá no seu blog motivos de interesse para todos nós. Comtinue, todos somos necessários para elevar o nome desta Vizela. Um abraço