24.9.06

“Tesouros de Vizela”

Numa louvável iniciativa, para assinalar o Dia Mundial do Turismo, os Serviços de Turismo da Câmara Municipal de Vizela, em colaboração com a Fundação Jorge Antunes, vão organizar a exposição “Tesouros de Vizela”. Constituída por uma série de fotografias antigas e actuais dos pontos mais característicos de Vizela, esta iniciativa se bem que louvável, peca por repetida o que denota, provavelmente, alguma falta de imaginação dos responsáveis. Com efeito, não obstante defender que nos devemos orgulhar do passado, corremos o risco de se pensar que não possuímos presente e muito menos…futuro.

Apenas para recordar: a primeira vez que se fez uma exposição deste tipo foi em 1983, com cerca de 100 fotografias antigas (partir de postais antigos) e outras tantas actuais, exposição levada a cabo pelo autor deste blogue, exposição essa que foi repetida 2 anos depois, a pedido de muita gente e porque se vivia em Vizela uma época de exaltação bairrista. Alguns anos depois, em 1994 e desta vez, porque se achou que era altura da Secção de Fotografia da Casa do Povo de Vizela mostrar um trabalho deste tipo, foi feita nova exposição, com novas fotos (entretanto já tinha comprado mais postais antigos…).

Em 2004,a pedido Comissão de Festas foi feita nova exposição, que esteve patente no Jardim Manuel Faria, durante os dias das Festas 2004.

Como a anunciada exposição (a julgar pelos anos anteriores) só estará patente um único dia, permito-me levar aos visitantes deste blogue a totalidade da exposição acima referida
.

Rua Joaquim Pinto – 1901

Rua Joaquim Pinto - 2004

Com casario construído nos finais do século 19, esta rua foi feita em terrenos de Joaquim Pinto de Sousa e Castro, proprietário benemérito que doou também o terreno para a Escola de S. João, construída no ano de 1888, depois de autorizada pelo governo em 1886 (contra a vontade da Câmara de Guimarães…).Para ajudar à construção dessa escola foi criada em 1886 uma comissão composta pelos Srs. Dr. Abílio Torres, Dr. Forbes de Almeida, António Tavares Basto, António Xavier da Silva Coutinho e Joaquim Pinto de Sousa e Castro, que entre muitas outras iniciativas de angariação de fundos, organizou uma matiné musical. No ano seguinte, a mesma comissão promoveu um grande bazar de prendas no parque. Com o produto destas vendas e outros donativos, foi-se construindo o edifício escolar que chegou aos nossos dias

Rua Dr. Abílio Torres – 1904

Rua Dr. Abílio Torres - 2004

No sentido Norte Sul, a Rua Dr. Abílio Torres apresenta-nos um belo conjunto de casa construídas nos finais do Século XIX, sendo visíveis, à esquerda, em primeiro plano, as portas do quartel dos Bombeiros Voluntários de Vizela, onde presentemente se situa o Banco Millenium BCP. Visíveis ainda algumas moradias de fino recorte e bela traça, o que faz desta rua um autêntico museu que urge tratar e preservar.

Sem comentários: