28.9.06

"Tesouros de Vizela"


Parque das Termas - 1910

Parque das Termas - 2004

Avenida principal do Parque das Termas ou Avenida das Tílias como então se chamava, vendo-se ao fundo o chafariz do Lago Pequeno

Intensamente frequentado por aquistas das termas e por gente que aqui se deslocava de toda a parte, o Parque das Termas oferecia uma vasta panóplia de arvores frondosas e robustas (o que ainda se mantêm apesar de tudo) como tílias, cedros, sequóias, carvalhos do norte (Quercus Ruber) de folhagem vigorosa, verde no verão e loira no inverno e outras famosas espécies, que proporcionam uma atmosfera de estranha, mas apetitosa frescura, nos dias de maior canícula.
Há necessidade de se olhar com outros olhos para este pulmão verde, o único da nossa terra e devolver-lhe o esplendor de outrora e a dignidade que merece.


Largo da Alameda – 1910

Praça da República - 2004

Aspecto do Largo da Alameda, outro dos nomes que a Praça da República de hoje, usou ao longo da sua longa história. Note-se o tipo de iluminação, com candeeiro de bela traça.
Foi neste sítio da Alameda ou Lameira, (outro dos nomes que ostentou e pelo qual ainda hoje é, vulgarmente, conhecida) que se encontraram duas lápides dedicadas Bormanicus, o Deus das Águas Cálidas
A primeira nos finais do século XVIII e a segunda, em 1841.

Além destas duas Epígrafes, outros achados mais recentes (que não foram devidamente divulgados), mostram-nos todo o esplendor da Vizela de outros tempos.

1 comentário:

1/2Kg de Broa disse...

Parabéns! Este blog é um bom começo para aqueles que querem saber mais sobre Vizela.
Vizela, quem te viu e quem te vê!